Um dos pontos citados na pesquisa está a falta de qualificação profissional
As empresas têm mais dificuldade de contratar profissionais que se consideram mulheres. Isso é o que revela a pesquisa da edtech Gama Academy, divulgada em janeiro de 2023. Para obter os dados, a 8ª edição do estudo Tech Jobs Report contou com mais de mil pessoas entrevistadas.
Com base na pesquisa, as dificuldades encontradas pelas empresas na contratação de mulheres incluem: falta de qualificação (55%), ausência de habilidades técnicas (54%), qualificação em soft skills (42%), desistência do processo seletivo (36%) e falta de salários e benefícios competitivos (32%). Os entrevistados puderam responder mais de uma opção.
Como superar as dificuldades para contratar mulheres?
Apesar de haver empresas no Brasil desenvolvendo programas de seleção, treinamento e contratação exclusivo para mulheres, é preciso ampliar a participação delas no mercado. Guilherme Junqueira, CEO da Gama Academy, reconhece que existe ainda a necessidade de se avançar em relação à formação técnica e acesso às mulheres, “tanto ao mercado de trabalho, quanto a essas oportunidades de treinamento”.
A pesquisa da Gama Academy ouviu também empresas de outras áreas e, com isso, entende-se que o desafio de incluir mulheres não é exclusivo das empresas do setor de tecnologia. Uma das soluções apontadas para superar esse quadro é fomentar a participação de mulheres no mercado por meio de cursos de capacitação, seleções para estágio e de emprego com objetivo de promover mais experiência.
Fonte: Educa+ Brasil