Sim, a terapia contribui com o seu crescimento profissional.
Para se construir uma carreira de sucesso é preciso muito jogo de cintura. Para muitos, basta ter uma boa formação, seja de nível médio ou superior, que o mercado irá abrir suas portas e oferecer as melhores oportunidades. Na realidade, todo o trajeto até o sucesso é cheio de curvas e desafios, e pode ser que ter um bom curso no currículo ajude, mas em alguns casos ele não basta.
Estamos falando do preparo emocional, que assim como a capacidade e o conhecimento técnico, precisa se fazer presente na vida dos profissionais. Sem ele, podemos desenvolver estresse, ansiedade, depressão ou até mesmo síndrome de burnout, que é uma doença psicológica que afeta trabalhadores. Essas questões podem afetar diretamente nosso rendimento e, consequentemente, prejudicar nossa carreira a médio e longo prazos.
Formas como a terapia pode ajudar no desenvolvimento de sua carreira
A falta de saúde emocional no ambiente de trabalho pode trazer inúmeros impactos negativos, como a diminuição do ritmo do crescimento e do desenvolvimento profissional, e também a perda de oportunidades devido a conflitos que poderiam ser evitados. Para estar realmente preparado para os desafios, e até mesmo superar acontecimentos passados, fazer sessões de terapia é essencial.
Confira, a seguir, 3 formas como a terapia pode ajudar na sua carreira:
Autoconhecimento
Ao falarmos sobre nossos problemas com profissionais qualificados das áreas de Psicologia e Psiquiatria, temos a chance de analisar nosso comportamento de maneira crítica e entender do que gostamos e do que não gostamos. Isso se chama autoconhecimento, um dos recursos mais poderosos para se desenvolver na carreira e também na vida pessoal. Afinal, se sabemos o que queremos, vamos correr atrás disso, e quando conhecemos o que nos irrita, podemos traçar estratégias para superar a situação ou evitá-la de maneira inteligente.
Controle emocional
Relacionamentos interpessoais são prejudicados quanto estamos estressados, depressivos e ansiosos, e isso é muito comum no ambiente de trabalho. Nesse sentido, a terapia ajuda a ter mais controle das emoções, e no aprendizado de como lidar com raivas e outros sentimentos que podem atrapalhar a convivência profissional e pessoal.
Dilemas sob controle
Todos nós temos pendências e assuntos que nos são sensíveis. Seja na família ou no trabalho, sempre tem aquele “calo” que incomoda e dói vez ou outra. A terapia entra nesse ponto como uma ajuda especializada, que nos faz entender quais são esses assuntos “gatilho” para ansiedade e estresse, por exemplo, e a controlá-los e resolvê-los sem prejudicar nossa vida e descontar nossas frustrações em pessoas que não têm relação com o assunto.
Fonte: Educa+