Conheça essa tendência que traz vantagens para profissionais e empresas
Você já ouviu em falar em carreira em Y? Normalmente, as pessoas buscam crescer na carreira por diversos motivos, mas para isso é comum que tenham que assumir uma posição de liderança ou gerenciamento de equipes. No entanto, nem todas as pessoas desejam assumir essa posição de lidar com pessoas. Então, a carreira em Y surge para mudar esse cenário, pois é um caminho a ser percorrido pelo profissional para alcançar seu objetivo de crescer em sua profissão, mas de forma diferente da trajetória como estamos acostumados a encontrar no mundo corporativo.
A carreira em Y possibilita que cada pessoa trabalhe com o que gosta e da forma que sente mais confortável, estimulando ao máximo seus conhecimentos e suas habilidades profissionais. Por vezes, está associada à inovação, à disciplina e à competitividade no ambiente organizacional.
Em outras palavras, a carreira em Y é um modelo de plano de carreira que a empresa permite que seus colaboradores cresçam em duas direções (por isso a referência à letra Y): para cima, na administração; e para baixo, em funções técnicas. Assim, os profissionais têm autonomia para fazer escolhas sobre a direção de suas carreiras.
Por isso, nesse cenário, cada vez mais a tendência é que as empresas se tornem flexíveis para apoiar o desenvolvimento do colaborador com um plano de carreira bem estruturado, já que a carreira em Y vem para promover a mudanças e permitir que profissionais façam migração de área de acordo com o seu perfil.
Quais as vantagens da carreira em Y?
Para o profissional: o principal benefício da carreira em Y está na possibilidade de poder focar nas habilidades e no desenvolvimento de competências e ser devidamente reconhecido. Isso permite aprimorar ainda mais os conhecimentos, favorecendo o desenvolvimento profissional, o que faz aumentar as possibilidades de contratação e sucesso.
Para a empresa: quando uma pessoa exerce funções com as quais tem mais afinidade, consequentemente produz melhor, o que é importante para os resultados da empresa. Proporcionar a carreira em Y também evita o turnover, com a demissão de bons profissionais e, consequentemente, evita perdas financeiras e de desempenho para a empresa.
Para quem é indicado a carreira em Y?
Pelo fato da carreira em Y estar mais associada à autonomia e inovação, quem opta por esse modelo é um profissional que deseja crescer na carreira, mas que não tem habilidade com gestão de pessoas e não tem interesse em assumir um cargo de liderança.
Assim, para o profissional, a carreira em Y é uma oportunidade de construir uma trajetória na carreira, ser reconhecido e bem remunerado fazendo o que gosta, ainda que fora de cargos de liderança e gestão.
Logo, partindo da ideia de que existem diversos caminhos para um profissional se desenvolver na carreira, as empresas precisam ficar atentas aos perfis de seus profissionais, para não correrem um risco de perderem um grande talento.
Fonte: Educa +