Os testes psicológicos são utilizados para identificar se o candidato tem as principais habilidades requisitas para o cargo
Ser admitido para uma vaga de trabalho pode ser um processo de longa espera para o candidato. Para as empresas, não é muito diferente. Em um cenário onde tem sido cada vez mais difícil encontrar profissionais com capacidades técnicas e emocionais adequadas para determinada vaga, os testes psicológicos são aplicados para ajudar nessa missão.
Os testes psicológicos servem para avaliar os candidatos a uma vaga com objetivo de haver contratações mais assertivas. Em processos seletivos para cargos mais estratégicos e de gerência, os testes psicológicos mostram-se extremamente eficazes para identificar as principais habilidades requisitas para as vagas.
Todavia, esses testes psicológicos devem ser regulamentados pelo Conselho Federal de Psicologia e só podem ser aplicados por psicólogos com CRP ativo.
Testes Psicológicos mais usados em Processos Seletivos
Atenção Concentrada (AC)
Esse teste avalia o nível de atenção e concentração de uma pessoa, sendo a principal ferramenta para avaliação de níveis de atenção. Para fazê-lo, é necessário ter uma folha de papel com diferentes triângulos enfileirados. A partir disso, pede-se ao candidato para localizar padrões específicos nas linhas. Sua aplicação é recomendada para cargos que necessitem de foco para a realização das atividades.
R1 – Teste Não Verbal de Inteligência
Esse teste avalia a inteligência lógica de uma pessoa. Ele pode ser aplicado individualmente ou de maneira coletiva e com prazo pré-definido com objetivo de entender qual o nível de capacidade intelectual do candidato à determinada vaga. A avaliação é feita através de 40 figuras que devem ser completadas por meio de padrões lógicos.
Palográfico
Esse é um teste bastante comum, aplicado também para quem pretende tirar a carteira de habilitação – o famoso “teste do tracinho”. É um teste em que são analisadas linhas paralelas, desenhadas pela pessoa em uma folha específica e em determinado tempo de prazo. Seu uso tem objetivo de identificar aspectos gerais da personalidade do indivíduo e seu nível de produtividade.
Curso de Psicologia com bolsa de estudo
Como mencionamos acima, os testes psicológicos só podem ser aplicados por psicólogos com registro ativo no Conselho de Psicologia. Para ser um psicólogo é preciso ter diploma do curso de Psicologia, que tem duração média de cinco anos.
Além de auxiliar no setor de Recursos Humanos, o psicólogo pode atuar em hospitais, escolas, clínicas, órgãos públicos, dentre outros locais.