Não importa qual caminho profissional ou objetivo pessoal você está pensando em seguir, o que importa é que, é preciso possuir conhecimento. Conforme o mercado de trabalho vai ficando mais competitivo a cada dia, é de extrema importância que os profissionais- tanto os que já estão posicionados no mercado, quanto os que ainda estão buscando alguma posição -, estejam sempre a par das funções básicas na área escolhida.Para que isso ocorra com sucesso, é preciso estar um passo à frente da concorrência, estar sempre atualizado com relação a possíveis novidades, além de aprimoramento técnico e pessoal. O objetivo disso? Sucesso profissional! A partir disso, selecionamos algumas dicas para adquirir novos conhecimentos para a sua carreira profissional, independente da ferramenta usada, podendo ser colocadas em práticas de diversas maneiras. Confira:
1. Faça da leitura um hábito
Com a rotina massante que começa quando uma carreira profissional entra em ação em sua vida, as praticas de leitura são deixadas em segundo plano, já que os dias passam a ser corridos. Porém estabelecer uma agenda para livros relacionados a literatura ou até mesmo gêneros que não são, necessariamente, ligados ao seu trabalho, ajuda a manter esse hábito vivo.
2. Assista filmes de todos os estilos e gêneros
Além de livros, filmes são bons exercícios mentais. Óbvio que filmes/documentários históricos são as melhores fontes para qualquer área profissional, porém qualquer conteúdo áudio visual é válido, por exemplo as comédias românticas, exercitando a inteligência emocional.
3. Escolha um foco de motivação
É de extrema importância saber o que te motiva na busca de novos conhecimentos, já que isso é o que vai te ajudar à ter precisão nos esforços feitos e achar motivação nos momentos difíceis. Não há nada errado em se motivar pelo sucesso financeiro, mas essa não pode ser a única fonte de inspiração. O que importa é saber exatamente aquilo que faz seu senso de motivação entrar em alerta, e focar nisso.
4. Faça uma especialização
As especializações são perfeitas para aqueles que desejam, não apenas se atualizar, mas também adquirir conhecimentos mais a fundo sobre a área de atuação. Fora isso, o desfio de estar na presença de profissionais com áreas de atuação distintas da sua, pode te ajudar a alavancar sua busca por mais aprendizado.
5. Não espere a informação chegar até você, seja PROATIVO
A desculpa de antigamente sobre não ter meios para se atualizar não é mais viável hoje em dia, pois existem diversos objetos que estão juntos a você diariamente como, Smartphones e tablets, e transmitem informações quase em tempo real. O principal diferencial competitivo que um profissional no mercado precisa ter, é não apenas esperar notificações de informações chegar até eles, mas sim ir atrás, diariamente. E digo mais, não apenas informações, mas também já antecipar soluções para os negócios.
6. A curiosidade é uma qualidade, não um defeito
Para um profissional que age em prol da sua curiosidade ao invés de ficar sentado, esperando que problemas e soluções cheguem na sua mesa, procura a resolução de tudo. Muito pelo contrário, ele elabora possibilidades de prevenção desses problemas, antecipando as necessidades de sua área. Além disso, os “curiosos” acabam motivando seus colegas de trabalho, aumenta sua produtividade, e apresenta propostas inovadoras, caso a empresa esteja disposta à usar.
7. Pesquise assuntos que te interessam
Interessou-se por um tema particular citado em uma reunião de trabalho? Corra atrás de mais informações sobre o assunto e pesquise mais sobre seus interesses. Muitas vezes, é daí que surgem as melhores ideias!
8. Faça exercícios físicos e mentais
Para que o aprendizado seja completo, é preciso haver equilíbrio de saúde tanto na cabeça, quanto no corpo. O que significa que, é preciso manter os exercícios físicos na rotina diária e fazer o máximo para conseguir ter a cabeça tranquila e livre de problemas ou incertezas pessoais.
9. Saiba quando pedir ajuda e conselhos à outros profissionais
A coisa mais normal do mundo é precisar contar com uma ajuda de outros profissionais, até porque as experiências podem ser totalmente diferentes das suas, e a troca de informação acaba sendo bem interessante, além de que, quanto maior for a rede de contatos que você tiver, melhor sua carreira pode ser desenvolvida. Se for possível, ter um mentor para guiar sua carreira, é um privilégio enorme.
10. Crie oportunidades para seu sucesso profissional
De nada adiante ficar em casa, estagnado no sofá, na expectativa que uma oportunidade bata na sua porta. É preciso ir atrás, buscar essas atualizações e, se for possível, empreender na sua área de atuação, para que suas próprias ideias sejam postas em práticas, já que, se o mercado não está disposto ou pronto para absorver suas competências e qualidades, então é preciso criar seu próprio nicho profissional.
11. Conheça suas limitações
Não significa, necessariamente, se contentar com o que você tem atualmente. Para ser sincero, é até melhor que você conheça essas limitações, para que assim, a hora de saber quando pedir ajuda de outros profissionais ou procurar mais conhecimentos seja mais fácil de ser identificada. Por exemplo, se sua área passou por uma transformação profunda com o lançamento de um novo software, simplesmente se recusar a adaptar-se à nova realidade não será produtivo. É preciso buscar mais conhecimento sobre essa nova ferramenta.
12. Aprenda com os erros
As melhores oportunidades de aprendizado são os erros, já que uma vez cometidos, a probabilidade de acontecer novamente é muito baixa. Isso quer dizer que até mesmo os contratempos no curso de sua carreira profissional também servem como fonte de conhecimento.
13. Desligue-se das distrações
No processo de aprendizado, distrações são os maiores empecilhos.. Em determinados momentos do seu dia, procure ter dedicação completa em atividades de estudo, sem ficar mexendo no celular, redes sociais ou qualquer outro tipo de coisa que possa causar desatenção.
14. Não negligencie suas ideias
Sempre leve com você um caderno para anotar ideias, sem ter medo do julgamento dos colegas. Desse modo, é possível desenvolver um hábito de organização melhor, além de sempre poder editar ou rejeitar elas quando quiser. Com todas essas dicas, buscar conhecimentos e informações atuais ficou bem mais simples do que você imaginava, não é? Fique atento em conselhos de profissionais mais experientes que você, absorva o máximo de conteúdo possível de todos os meios ao seu redor, e comece a ir atrás de lugares no mercado voltados para sua escolha de carreira profissional.Curtiu esse post? Deixe seu comentário se esse conteúdo foi útil ou se você já usa essas dicas para obter mais conhecimentos no seu dia a dia!
Fonte: Impacta