Novas metodologias educacionais surgem para tornar a Educação cada vez mais democrática e potencializar o aprendizado dos alunos. Na educação clássica, o ensino fica centralizado no professor, que é a figura detentora do conhecimento e tem como papel principal passá-lo aos alunos, que precisam prestar atenção e absorver todo conteúdo das aulas.
Como alternativa, há pouco mais de duas décadas surgiu o modelo de a Sala de Aula Invertida (flipped classroom). Como o próprio nome sugere, esse modelo de ensino busca inverter o modelo tradicional de educação, levando mais autonomia e protagonismo para os alunos. Diversos países vêm adotando essa nova didática, colocando-a como uma das principais tendências da Educação.
Na metodologia de Sala de Aula Invertida, os estudantes aprendem a nova matéria em casa de forma mais autônoma, com a ajuda de ferramentas tecnológicas, como vídeos, áudios e outros recursos. Em sala de aula, os professores aprofunda o aprendizado com exercícios, estudos de caso e conteúdos complementares, além de esclarecer dúvidas e estimular a troca de conhecimento entre a turma, para a fixação do conteúdo.
Vantagens do método da sala de aula invertida
Entre as principais vantagens do método da sala de aula invertida, estão:
• Maior concentração e foco no está sendo dito em aula;
• Mais ação dos alunos em relação aos professores;
• Alunos mais motivados e menos cansados;
• Estudantes mais seguros para participar do assunto e expressar suas opiniões;
• Troca de experiência entre os alunos.
Apesar de todos os benefícios, a maioria das instituições de ensino brasileiras preserva o modelo tradicional de ensino, onde o profissional expõe os conteúdos e os alunos ouvem e anotam explicações para, em seguida, estudar e fazer as avaliações.
Fonte: Educa mais Brasil