Entender o significado dos dois termos é fundamental para evitar confusões
Embora relacionados ao mundo do trabalho, os termos Profissão e Carreira diferem entre si. É muito comum encontrar esses conceitos sendo utilizados indistintamente, principalmente em conteúdos que falam sobre desenvolvimento profissional, o que pode gerar confusão em quem está com dificuldades em decidir sua profissão.
Para fazer uma boa escolha, antes de tudo temos que entender a diferença entre profissão e carreira. Confira a seguir o conceito de cada uma dessas palavras:
Profissão
A profissão é uma área dentro da qual é possível classificar as atividades que são desempenhadas por um profissional. Para isso, é necessário estudar para adquirir competências especializadas, conhecimento e acumular experiência. Geralmente isso é feito por meios formais, como entrar em uma faculdade, fazer estágios e conseguir um emprego com carteira assinada.
Escolher a profissão ideal é um grande desafio, por ser uma decisão que pode fazer toda a diferença no futuro. Muitos estudantes que estão saindo do Ensino Médio se deparam com essa dúvida. Felizmente, existem recursos que buscam ajudar essas pessoas a escolherem a profissão que mais combina com os seu perfil e seus interesses, como o teste vocacional.
Carreira
A carreira, diferentemente da profissão, não é algo apenas funcional. Ela representa é a trajetória que o profissional percorre, marcada pelas decisões tomadas, desde a sua formação inicial e seu primeiro emprego até o presente. A carreira está relacionada à forma como ele escolhe exercer sua profissão. Dessa forma, a perspectiva de uma carreira de sucesso não é estática e vai depender muito dos seus objetivos profissionais em curto e longo prazo.
Se o profissional tiver clareza da carreira que quer desenvolver, pode direcionar melhor suas escolhas. Mas sempre há a possibilidade de uma oportunidade surgir em um segmento que ainda não tinha sido considerado. E pode ser uma boa surpresa. O profissional pode se adaptar e continuar na área, ainda que essa não fosse a sua primeira opção.
Apesar de diferentes, esses dois conceitos dialogam bastante. Profissão e Carreira são complementares, de certa forma, mas saber diferenciá-los é fundamental para começar a planejar o seu futuro mais objetivamente.
Teste vocacional: orientação na escolha do curso
O teste vocacional é um instrumento que identifica a compatibilidade da pessoa com as áreas existentes no mercado de trabalho e o seu perfil motivacional. Dessa forma, há mais chances de realização profissional evitando perdas com mudanças de curso ou abandono de carreira.
No site do Educa Mais Brasil você encontra uma ferramenta gratuita para realizar seu Teste Vocacional, que levam em consideração diversos fatores, como objetivos profissionais e realizações pessoais. Aproveite essa oportunidade!
Fonte: Educa Mais Brasil