Levantamento da Liga dos Defensores das Instituições de Ensino Superior (Semesp) mostra que um diploma de ensino superior pode aumentar os salários em 182%. De acordo com uma pesquisa realizada em cooperação com a Symplicity, os dados referem-se a alunos que já trabalharam durante a graduação. A pesquisa foi realizada de 13 de outubro a 16 de novembro de 2020 por meio de formulário online, que contou com a participação gratuita e opcional de 9.228 alunos e alunos formados do ensino superior.
A importância de um diploma Pesquisas comprovam a importância dos diplomas para as carreiras. De acordo com a pesquisa, apenas 2,5% dos entrevistados ganhavam mais de R $ 5 mil antes de concluir o ensino superior.
Em relação à carteira de trabalho assinada, 58% dos egressos afirmaram trabalhar nesse tipo de vínculo. Em segundo lugar (16,2%), aparecem os servidores públicos. Os restantes 25,8% afirmaram estar empregados:
-Freelancers
-Contrato temporário
– Portfólio de assinatura
-Freelancers
-Empreendedores ou outros.
Diferença de gênero Um dos fatos apontados pela pesquisa da Semesp é que existe uma diferença significativa entre a renda mensal de homens e mulheres que concluíram o ensino superior. Segundo dados publicados, 17,4% dos homens ganham mais de 10.000 reais. No entanto, apenas 6,1% das mulheres possuem renda nessa faixa mensal.
A pesquisa também mostra que quanto maior o nível de escolaridade, maior a renda. Os recém-formados de longa data ganham mais do que os recém-formados.