O Marketing Pessoal é uma estratégia usada para fortalecer o nome e a imagem de um profissional com foco na promoção pessoal, atraindo maior atenção e influenciando outras pessoas a enxergá-lo como referência. Esse tipo de marketing envolve trabalhar diversos conceitos e técnicas, como a produção de conteúdo, a participação constante em redes sociais para networking e a publicação de currículos e portfólios online.
Também conhecido como “self marketing”, essa estratégia é muito utilizada pelos profissionais que trabalham como freelancer e autônomo, pois precisam conquistar novos clientes e fazer o mercado reconhecê-los como referência e autoridade na área em que desempenham suas funções. No entanto, qualquer profissional pode se beneficiar dessa estratégia. Por isso, separamos quatro dicas simples para colocar em prática seu Marketing Pessoal. Confira!
1 – Tenha um objetivo
Antes de começar a trabalhar o seu Marketing Pessoal, estabeleça um objetivo bem claro sobre o que você deseja alcançar. Trace uma meta e as ações necessárias para concretizá-la. Por exemplo, se você deseja uma promoção, está de olho em uma vaga específica ou deseja mudar sua área de atuação. Dessa forma, será mais fácil projetar planos a curto, médio e longo prazo.
2 – Melhore sua comunicação
Ser um bom comunicador está diretamente ligado a ser um bom ouvinte. Mas, para melhorar a comunicação, é preciso a interlocução como um todo. Por isso, tenha o máximo de cuidado ao se expressar, seja no trabalho ou no trato com clientes. Se existem alguns termos específicos na sua área de atuação, busque ter o domínio deles para expressar credibilidade e confiança. O mesmo vale para a escrita.
3 – Seja pontual
A pontualidade é uma das características essenciais em qualquer profissional. Além de evitar chegar atrasado para iniciar o expediente, em uma reunião ou entrevista de emprego, por exemplo, é preciso estar atento para não passar do prazo nas entregas das atividades também. Ser pontual passa uma imagem de pessoa comprometida e interessada.
4 – Invista em especialização
Com a competitividade cada vez mais acirrada no mercado de trabalho, a graduação deixou de ser um diferencial e uma garantia para conseguir um bom emprego. Hoje, a estagnação o afasta dos objetivos e atrapalha seu desenvolvimento. Por isso, utilize seu tempo livre para investir em capacitação e adquirir novos conhecimentos. Seja por meio de cursos de idiomas, workshops ou pós-graduação, permita-se evoluir.
Fonte: E+B Educação