(85) 3297-3542 / 98610-7180 ouvidoria@facesma.com.br

Considerado como uma vocação profissional, o professor traz os valores humanos para a sala de aula.

docência é um exercício nobre que demanda tempo e dedicação dos que escolhem seguir essa carreira e, por isso, alguns se destacam em relação a outros, assim como em todas as áreas do mercado. Embora cada professor tenha características próprias que o atestam como bom profissional, algumas delas são comuns a todos que estão na categoria de “melhor professor”.
A relação professor-aluno é uma troca, já não existe a postura impositiva. Hoje, a empatia é fundamental no processo de ensino e aprendizagem. Ainda que a qualificação e preparação profissional sejam importantes, o professor deve ter um perfil que potencie suas qualidades, que junto com o trabalho e a dedicação, o torne um profissional mais humano. Confira três qualidades importantes de um bom professor:

1 – Integridade e autoridade

 

Apesar da palavra “autoridade” soar negativa, o professor deve equilibrar na balança e não exagerar na simpatia. Os alunos podem encontrar alguma brecha para abusar da excessiva confiança. O respeito deve ser mútuo em sala de aula e, quando algum aluno passar da linha, o professor é quem colocará os limites, o que é feito longe de qualquer forma de violência.

2 – Entusiasmo e entrega

 

Essas são qualidades vocacionais do professor, que não desenvolvem uma atividade rotineira sem humanidade e amor pela profissão. O aluno recebe esse entusiasmo consciente de que está sendo levado a sério e de que o professor não está simplesmente cumprindo com um horário.

3 – Paciência

 

O professor precisa entender e respeitar a individualidade de cada aluno. Seus comportamentos, ritmos de trabalho e todos os fatores externos provocam desfases nas necessidades de aprendizagem de cada um. Uns precisam de mais tempo do que outros para compreender o que foi visto em sala de aula.
Fonte:  E+B Educação
WhatsApp chat