O país é um dos territórios com maior proporção de alunos matriculados em cursos para formar professores, segundo estudo feito pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e pelo Instituto Península.
Apesar das dificuldades que a profissão enfrenta, como a pouca valorização dos pedagogos, as buscas pela formação superam cursos tradicionais como Medicina e Administração. No Brasil, de cada 10 profissionais que se formam no curso de Pedagogia e Licenciatura, 6 concluíram na modalidade EAD (60%), segundo dados do estudo do Todos Pela Educação. Muitos desses profissionais optam por seguir carreira através de concurso público.
Quanto ganha um pedagogo concursado?
A remuneração de um pedagogo concursado varia conforme a experiência profissional, qualificação, região, nível de ensino e carga horária. De acordo com dados da Pesquisa Salarial da Catho, um pedagogo concursado pode ganhar em média de R$ 3 mil a R$ 5 mil. Contudo, os pedagogos com pós-graduação e experiência com ensino superior normalmente recebem salários maiores.
Além do salário, o pedagogo concursado consegue uma carreira estável no serviço público e tem direito a plano de saúde, plano de previdência, férias remuneradas, décimo terceiro salário e outros benefícios previstos em lei para servidores públicos.
Quais cursos fazer para ser pedagogo?
Para ser um pedagogo é preciso fazer o curso superior de Pedagogia, Pedagogia – Segunda Licenciatura ou Pedagogia para Licenciados. O curso de Pedagogia é o mais conhecido dentre as formações que habilitam para se tornar um pedagogo. Esse curso tem duração média de quatro anos e pode ser feito por qualquer pessoa que tenha o ensino médio completo.
Já o curso de Pedagogia – Segunda Licenciatura é uma formação voltada para capacitar pessoas que já possuem um diploma de graduação em algum curso com título de licenciatura, mas que agora pretendem adquirir conhecimentos para se tornar pedagogo. Normalmente, esse curso tem duração média de um ano.
E a outra opção citada é o curso de Pedagogia para Licenciados, que complementa a formação de quem possui um diploma de Licenciatura em alguma área mas agora pretende adquirir conhecimentos sobre Pedagogia. Como o público-alvo é o licenciado que já tem conhecimentos sobre licenciatura, esse curso se torna uma opção rápida para quem só necessita adquirir conhecimentos de Pedagogia. Assim como a formação anterior, esse curso também tem duração média de um ano.
Pedagogia com bolsa de estudo
A graduação de Pedagogia é o segundo curso mais procurado no Brasil pelos estudantes, segundo o Censo da Educação Superior. Esse curso forma profissionais para trabalhar na área da educação através de processos de ensino e aprendizado das pessoas, por isso a grade curricular inclui aulas voltadas para alfabetização e letramento de crianças, jovens e adultos.
Com o diploma na área é possível lecionar para turmas da educação básica ou na alfabetização de jovens e adultos, atuar na gestão do ambiente escolar em cargos de gestão ou coordenação e ajudar os estudantes com dificuldades de aprendizagem.