Você já deve ter ouvido muitas vezes a frase “tempo é dinheiro!”, certo? A verdade é que tempo é ainda mais valioso do que dinheiro, afinal de contas, uma vez perdido, ele nunca mais poderá ser recuperado.
Neste post nós vamos te mostrar uma ferramenta de gestão de tempo muito conhecida: a técnica Pomodoro. Você poderá aplicá-la para aumentar a produtividade em suas tarefas do trabalho ou estudo.
Mas o que é exatamente gestão do tempo?
Gestão do tempo, ou gerenciamento do tempo, basicamente é a prática de administrar o tempo disponível para cumprimento do que é necessário. É a gestão do tempo que tornam os esforços de cada pessoa cada vez mais eficazes, com a ideia central de fazer o melhor trabalho em menor tempo.
O que é a técnica Pomodoro?
A técnica Pomodoro foi desenvolvida no final dos anos 80 pelo italiano Francesco Cirillo, que procurava uma maneira de aumentar sua produtividade nos estudos durante os primeiros anos de universidade. Para isso, ele utilizou um timer de cozinha para organizar suas tarefas.
A técnica Pomodoro possui este nome pois este timer de cozinha tinha o formato de tomate e tomate em italiano é pomodoro.
Como a técnica Pomodoro funciona?
A técnica se baseia na ideia de divisão do nosso fluxo de trabalho ou estudo em blocos de foco intenso. Desta forma nós estaremos estimulando nossa agilidade e concentração. Em outras palavras, melhoramos nossa gestão do tempo e ficamos mais eficientes. Para colocá-la em prática você vai precisar de:
- Timer ou cronômetro para fazer contagem regressiva (pode usar o cronômetro do celular desde que as outras funções dele não o distraia).
- Sua lista de tarefas (“to-do-list”)
Passo a passo para aplicação da técnica Pomodoro:
1) Programe o cronômetro para 25 minutos
2) Escolha uma das tarefas e trabalhe nela sem interrupções (esqueça redes sociais e se possível busque um local onde não será interrompido)
3) Ao final dos 25 minutos, quando o despertador tocar, faça uma pausa de 5 minutos (a sugestão mais indicada é que você se levante e faça algum exercício, beba água, café ou vá ao banheiro).
4) Retome o trabalho imediatamente depois que o tempo de pausa acabar e ajuste o cronômetro novamente para mais um “pomodoro” (25 minutos)
5) Repita os passos anteriores por mais 3 vezes e no quarto “pomodoro”, faça uma pausa mais longa: 30 minutos até voltar ao trabalho.
6) Risque a tarefa da sua lista depois que terminá-la
Benefícios da aplicação da técnica Pomodoro em sua rotina
Os objetivos da técnica Pomodoro estão ligados à diminuição da ansiedade e ao aumento do foco e concentração nas tarefas, evitando tempo desperdiçado e distrações.
Ao anotar no papel o que precisa ser feito, você consegue não só organizar melhor suas atividades, como também estabelecer metas para cada dia ou período. Assim, torna-se mais fácil acompanhar seus resultados e avanços.
A Técnica Pomodoro é bem interessante para evitar a procrastinação (afinal, um “pomodoro” só dura 25 minutos, é relativamente fácil controlar a ansiedade pra não mexer no celular por esse tempo, né?) e é boa para quem precisa de uma ajudinha pra se concentrar. Só que fica a dica: se for preciso, encontre a melhor maneira de adaptar a técnica a sua necessidade.
Fonte: sobreadministracao.com/