A carreira de professor universitário é almejada por muitos estudantes que tem vontade de trabalhar no ambiente acadêmico e buscam estabilidade profissional e financeira. O processo para ingressar em instituições de ensino superior como docente pode ser diferente, a depender se são públicas ou particulares. Geralmente, é necessário que o candidato possua alguma especialização, com títulos de mestre ou doutor em alguns casos, além de experiências profissional e didático-pedagógica.
A atuação do docente universitário exige conhecimento e dedicação para enfrentar os desafios e dificuldades da rotina de trabalho. É uma profissão complexa e cheia de responsabilidades, pois participa diretamente da formação de novos profissionais. O salário de professor universitário pode variar de acordo com a experiência, qualificação de cada um, e instituição de ensino contratante (privada, pública municipal, estadual, federal).
Dicas para trabalhar como professor universitário
Os desafios da carreira de professor de faculdade vão muito além de encarar uma sala de aula cheia de alunos. Para estar preparado, é preciso começar com antecedência, quando ele ainda é quem está na cadeira universitária. Listamos três dicas para você conseguir destaque na área acadêmica e conquistar sucesso na profissão. Confira:
1 – Qualificação
A qualificação é fundamental para entrar no mercado acadêmico. Algumas instituições menores utilizam como requisito apenas uma pós-graduação lato sensu para o docente iniciante. Nesse caso, fica mais fácil para quem cursar uma Licenciatura. Porém, o mais comum é que a titulação mínima exigida seja a de um mestrado acadêmico, que funciona como um meio de manter um corpo docente qualificado.
2 – Treinamento
Durante o curso de mestrado e doutorado, o aluno tem a oportunidade de realizar um estágio de docência. É ideal para vencer a insegurança e se preparar para conduzir uma turma de estudantes. Outra sugestão de treinamento é através de cursos de extensão e palestras, que são disponibilizados por instituições inclusive na modalidade à distância.
3 – Atualização
O professor universitário precisa manter-se em constante atualização. E uma forma de conseguir isso, é com a participação em eventos e o acompanhamento de publicações científicas, para conhecer todas as novidades do campo de conhecimento.
Os cursos de Pós-graduação têm como foco a formação de profissionais para atuar no mercado de trabalho de forma mais abrangente. No caso dos cursos acadêmicos stricto sensu, a formação é voltada para a área de pesquisa e docência. Já a pós lato sensu inclui os cursos de pós-graduação MBA e especialização.
Fonte: EDM Brasil